quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os exames da gravidez

Na primeira consulta pré-natal  e nas outras consultas o médico deverá solicitar exames . Deverão ser realizados os considerados básicos, cuja finalidade é acompanhar o desenvolvimento do feto e garantir a boa saúde e o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê.
Os exames básicos são:
·         Controle da pressão arterial
·         Detecção de proteína na urina
·         Detecção de hiperglicemia
·         Batimentos cardíacos do feto
·         Ultrassonografia/ em 3D e 4D
·         Ultrassom transvaginal
·         Translucência nucal
·         Ultrassonografia morfológica
·         Cardiotocografia
·         Cardioecografia
·         Amnioscopia
·         Cultura da secreção vaginal
·         Controle do diabetes
Além dos exames básicos de rotina, mencionados, existem os chamados especiais, que são aqueles solicitados somente em caso de suspeita de alguma alteração.
Os exames especiais são:
·         Biópsia de vilocorial
·         Amniocentese
·         Cordocentese
·         Doppler de velocimetria
·         Perfil biofísico fetal
·         Sexagem fetal
Além de todos os exames mencionados, alguns devem ser feitos para grávidas de condições bem específicas.
·         Investigação da presença de traço de anemia falciforme ou de doenças da célula falciforme - em mulheres da raça negra e naquelas com ascendência mediterrânea.
·         Exames genéticos – em mulheres que apresentarem alto risco de conceber um filho com uma anomalia genética.
·         Testes cutâneos para a tuberculose - em mulheres asiáticas, latino-americanas e oriundas de aglomerações urbanas nas quais o risco de desenvolvimento da doença é maior que o normal.
Radiografia toráxica – quando a mulher apresenta uma doença cardíaca ou pulmonar.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Primeira consulta

Na primeira consulta o mé dico fará uma entrevista detalhada para saber tudo sobre a saúde da gestante e seu histórico, incluindo gestações e abortos anteriores, caso existam. O médico vai mapear o corpo da gestante da seguinte maneira:

  • medir peso, altura e pressão arterial;
  • observar detalhadamente o pescoço, a tireóide, as mamas, o abdômen e os membros superiores e inferiores;
  • examinar coração e pulmões com a ajuda de um estetoscópio;
  • realizar um exame pélvico, para verificar a posição e o tamanho do útero;
  • solicitar a realização de um hemograma completo;
  • solicitar exames laboratoriais  para detectar doenças venéreas, sanguíneas, virais e outras.

Ultrassonografia

Embora seja um exame bastante confiável para se confirmar a gravidez, é preciso que a mulher já esteja na 5º semana de gestação. Nesse tipo de exame, usa-se um aparelho que emite ondas sonoras em freqüência  de milhões de ciclos por segundo (inaudíveis para o ouvido humano), que podem ser concentradas num fino feixe. Um receptor sensível recolhe o reflexo das ondas e o converte em impulsos eletrônicos que, por sua vez, vão aparecer como sinais luminosos numa tela semelhante à da televisão. Como o útero da mulher grávida reflete o ultrassom com certas deformações características, mostradas na tela, o médico consegue diagnosticar com segurança a gravidez.
Como é preciso esperar até a 5º semana de gestação para fazer uma ultrassom, não se usa muito dele para descobrir uma gravidez, ele é mais indicado  no acompanhamento do desenvolvimento do feto durante o acompanhamento pré-natal.



Exames de laboratório

Os exames de laboratório empregados para confirmar uma gravidez consistem em fazer uma dosagem do Beta HCG por meio da coleta da urina ou do sangue da mulher. A dose necessária para diagnóstico varia conforme o laboratório ou reagente usado. Atualmente os exames de urina são bem sensíveis, quase como os de sangue. Por volta de 5 dias antes da data da menstruação, ou seja, cerca de 6 a 8 dias após a ovulação, já é possível obter o diagnóstico, com praticamente 100% de acerto. Quanto ao exame de sangue, existem 2 tipos de teste:
·         O quantitativo, que mede a quantidade exata do hormônio no sangue, mesmo que por meio de quantidades bem pequenas da gonadotrofina coriônica humana, sendo bem preciso;
·         O qualitativo, que apenas responde ”sim” ou “não” para a gravidez. Esse teste é mais parecido com o de urina em termos de precisão.
A diferença básica entre os exames de sangue e urina, é que as de sangue podem dizer se a mulher está grávida em torno de 6 a 8 dias após a ovulação. Já os de urina só poderão detectar a gravidez em torno de 2 semanas após a ovulação.

Exame ginecológico

A gestação pode ser descoberta também por um exame clinico, feito pelo ginecologista. O que se observa é um ligeiro aumento do útero e certo amolecimento do colo do útero, embora os sinais não sejam muito nítidos. Outro indicativo, que pode ser sujeito a enganos, é o aparecimento de um tom ligeiramente azulado no colo do útero e na parede da vagina.
Em um exame de consultório, o médico só pode diagnosticar a gravidez com certeza entre o 4º e 5º mês, quando o batimento do coração do feto já pode ser ouvido com o auxílio do estetoscópio. Nessa fase, porém, a mulher já pode, inclusive, sentir movimentos do bebê.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Testes de farmácia

Geralmente os testes de farmácia são os primeiros  a serem procurados pela mulher que desconfia de uma gravidez, já que são acessíveis e práticos.
Em alguns testes coleta-se a urina num copinho e mergulha-se nela uma vareta, ou coloca-se um pouco da urina em um recipiente especial com um conta-gotas; em outros testes, a palheta é colocada sob o fluxo da urina. Todos vêm com instruções detalhadas de como devem ser feitos.
Esses testes tem 97% a 99% de precisão, se usados corretamente. Deve-se sempre verificar o prazo de validade do produto e, caso o resultado der negativo, e os sintomas da gravidez não desaparecerem, a mulher deve procurar um médico ou fazer um novo exame dentro de alguns dias.




Sintomas

Quando acontece uma gravidez, várias mudanças começam a ocorrer no corpo da mulher. Alguns sinais são considerados característicos e podem realmente significar uma gravidez à vista:


  • A menstruação para;
  • Os seios aumentam de tamanho;
  • A mudanças no humor;
  • Podem ocorrer náuseas, vômitos;
  • O abdômen fica distendido;
  • Há um sono muito grande;
  • Há um cansaço incomum;
  • A mulher fica sensível.                                                     
É claro que cada mulher é uma mulher, e os corpos reagem de diferentes maneiras, uns apresentam mais sinais, outros menos. E a percepção desses sinais são diferentes. Por isso é preciso confirmar uma gravidez, e a melhor maneira é realizar exames que dão a certeza da gestação.